Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização - Áustria

Eis-nos perante um despedimento de 1.050 trabalhadores de 105 empresas na região da Estíria. Despedimentos no sector dos serviços sociais, com particular incidência na assistência a pessoas com deficiência e a jovens, grupos vulneráveis que deveriam ser objecto do aumento sistemático de apoios financeiros e humanos.

A justificação apresentada pelas autoridades de Estíria para este despedimento é a necessidade de consolidar o seu orçamento, como parte do seu contributo para os compromissos de estabilidade e consolidação da Áustria ao abrigo do Plano de Estabilidade para 2010-2014, tendo decidido reduzir o financiamento público naquelas áreas.

Este é um caso de desemprego com duplas consequências: são despedidos trabalhadores que prestavam assistência a grupos vulneráveis, deixando estes de ter assistência, e engrossa o contingente de pessoas no desemprego, com necessidade de ajuda por parte do Estado.

Será esta a Europa da inclusão, da coesão económica e social? Seguramente, não. Esta é a Europa que serve os monopólios, protege as grandes empresas, a banca e promove a desigualdade.

Reafirmamos que a garantia dos direitos de quem trabalha e dos Povos, passa por outros caminhos.

Reafirmamos que a ajuda que hoje aqui estamos a votar é apenas um paliativo. Não é a solução.

• União Europeia
  • Declarações de Voto