Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Microgeração-produção de calor e de electricidade em pequena escala

A microgeração é caracterizada como produção de aquecimento/arrefecimento em pequena escala e a distribuição de energia eléctrica por indivíduos e PME para responder às suas próprias necessidades. Existindo diferentes formas de produção em pequena escala, é assinalado que a microgeração abarca uma série de tecnologias diferentes: energia hidroeléctrica, geotérmica, solar, marinha e eólica, bombas de calor, biomassa.
São apontados na resolução factores importantes como o desenvolvimento técnico de unidades de microgeração, a implantação de infra-estruturas energéticas inteligentes, as políticas de apoio eficazes de curto, médio e longo prazo, para incentivar esta produção de energia.
No entanto, não é deixada de lado a velha máxima do "bom funcionamento do mercado interno da energia" que já não traz novidades, apenas a de ser o garante da continuação da política de entrega deste sector às grandes empresas energéticas. Além disso, constata-se que são estes os responsáveis em grande medida, pela pobreza energética que hoje se vive na UE, a qual afecta 125 milhões de pessoas na União, privando-as do acesso à energia, situação gerada principalmente pelo aumento dos preços da energia. Alertamos para que a microgeração não seja utilizada para responsabilizar os consumidores pela redução do preço da sua factura energética, de forma a continuar a garantir os lucros fabulosos das empresas energéticas europeias.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu