Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Mário Draghi e o Grupo dos Trinta

O gabinete do Provedor de Justiça Europeu lançou recentemente uma investigação sobre as ligações do Presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, com lobistas do setor bancário, através da sua participação, desde 2006, no chamado “Grupo dos Trinta” (G30).

O G30 consiste num clube exclusivo que reúne os líderes dos grandes grupos financeiros e dos principais bancos centrais (fazem parte por exemplo Jacob A. Frenkel administrador do JP Morgan ou Axel Weber do banco UBS). Esta mistura de funcionários públicos e banqueiros privados faz do G30 um caso paradigmático no mundo dos lóbis. Este grupo é em grande parte gerido por grandes bancos, e a sua uma agenda política coincide quase sempre de forma significativa da do BNP Paribas, do UBS ou da Goldman Sachs, só para mencionar alguns exemplos.

Pergunto à Comissão Europeia como comenta e avalia esta situação em que o BCE convive numa mesma organização com entidades que supostamente deveria supervisionar. Pergunto que informação está em condições de fornecer sobre a investigação em curso e que consequência poderá ter sobre a supervisão bancária.

• União Europeia
  • Perguntas