Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Jornadas Temáticas dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu «Investigação, Inovação e criação de empregos na Economia do Mar»

Realizam-se dias 30 e 31 de Janeiro as Jornadas Temáticas dos Deputados do PCP no Parlamento Europeu dedicadas ao tema “Investigação, Inovação e criação de empregos na Economia do Mar”.

Os três deputados do PCP no PE, João Ferreira, Inês Zuber e Miguel Viegas dedicarão estes dois dias de debates, contactos e visitas, exclusivamente, a um tema que tem uma importância estratégica para Portugal e para o seu desenvolvimento económico. Esta jornada temática integra-se no âmbito do relatório “A Inovação na economia azul: materializar o potencial de crescimento e de emprego dos nossos mares e oceanos” em discussão no Parlamento Europeu.

Os deputados do PCP estarão dia 30 simultaneamente em três distritos da orla costeira nacional - Setúbal (João Ferreira), Leiria (Inês Zuber) e Aveiro (Miguel Viegas) - onde realizarão cerca de 20 encontros e visitas a instituições, infraestruturas e associações ligadas às diversas vertentes da economia do mar, desde as questões centrais das pescas e da indústria transformadora de pescado, até às questões dos recursos marinhos, passando pelo turismo e actividades desportivas ligadas ao mar ou ainda as questões ambientais.

No Sábado, os três deputados concentrar-se-ão no distrito de Leiria onde durante a manhã visitarão vários concelhos onde são desenvolvidas diversas actividades económicas relacionadas com a economia do mar. No sábado à tarde, em Peniche, terá lugar uma audição pública sobre o tema da jornada temática em que, além dos três deputados do PCP no PE, participará também Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.

>
  • Ambiente
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Educação e Ciência
  • Parlamento Europeu