Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Jornadas Parlamentares do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica do PE

Realizam-se a partir de 16 de Outubro e 18 de Outubro , no Hotel Altis, em Lisboa, as Jornadas Parlamentares do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu (GUE/EVN), com os seguintes temas em debate:

- O trabalho, factor de progresso e de desenvolvimento.Os ataques à legislação laboral, a flexigurança

- O projecto de Tratado

- África, a solidariedade necessária

As Jornadas iniciam-se amanhã, dia 16, pelas 14h30 onde, após uma declaração inicial do Presidente do Grupo, Francis Wurtz, estará em debate o tema “O trabalho, factor de progresso e desenvolvimento. Os ataques à legislação laboral, a flexigurança”, com duas intervenções iniciais:

- Ilda Figueiredo, Vice-presidente da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais do PE, intervirá sobre as preocupantes propostas existentes na União Europeia para as áreas social e laboral, com destaque para a flexigurança, a revisão da directiva do tempo de trabalho, a revisão das orientações para a “estratégia do emprego” e a dita “Estratégia de Lisboa”.

- Manuel Carvalho da Silva, Secretário-Geral da CGTP-IN, intervirá sobre a situação laboral em Portugal e as perspectivas de luta existentes, referindo-se igualmente aos temas em debate no Parlamento Europeu e na Presidência Portuguesa.

No debate, que terminará cerca das 18h00, intervirão também deputados do GEUE/EVN de diferentes países, membros de comissões de trabalhadores e sindicalistas de diversos sectores.

Após o final da sessão, o Grupo fará uma visita ao município do Barreiro.

• PCP
  • União Europeia