Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Jornada Nacional da CDU contra a presença do FMI em Portugal

Jornada Nacional da CDU contra a presença do FMI em Portugal

A CDU realiza amanhã, terça-feira, a sua primeira Jornada Nacional de propaganda – no quadro das presentes eleições legislativas – precisamente contra a intenção do Governo PS, com o apoio de PSD, CDS e do Presidente da República, de abrir caminho a uma intervenção externa no nosso país por parte da União Europeia e do FMI.

Uma jornada que, realizando-se no dia seguinte ao início das negociações entre o FMI/BCE/EU e as instituições portuguesas, contará com dezenas de iniciativas por todo o país, envolvendo centenas de activistas - em particular candidatos da CDU – numa acção de contacto e esclarecimento dos trabalhadores e das populações, apelando à sua indignação e protesto contra os responsáveis pelo rumo de desastre nacional que atinge o país.

Uma iniciativa destinada a denunciar que, no seguimento de mais de 35 anos de política de direita, dos PEC´s e dos Orçamentos de Estado, esta ilegítima intervenção externa visa continuar a apoiar a banca e os grupos económicos - nacionais e estrangeiros – ao mesmo tempo que impõe sacrifícios ao povo português e condiciona o futuro do país. Uma iniciativa onde se reafirmará que, tal como a CDU tem proposto, havia e há alternativa a esta opção, com a renegociação da dívida pública, o apoio à produção nacional, a diversificação das fontes de financiamento. Havia e há alternativa, com uma outra política e um outro governo, patriótico e de esquerda que responda aos reais problemas do país. Havia e há alternativa com a luta e o voto na CDU.

Uma Jornada Nacional de propaganda, inserida na campanha eleitoral da CDU, que privilegiará o contacto directo com as populações, com iniciativas e acções de rua a incidir sobre os reais problemas do país, denunciando as falsas alternativas, combatendo as ditas inevitabilidades e imprimindo confiança para a necessidade de uma ruptura e uma mudança na vida política nacional.