Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Investir no desenvolvimento de tecnologias hipocarbónicas

A utilização de tecnologias de baixo consumo de carbono e que, naturalmente, produzam menos anidrido carbónico, são positivas e desejáveis. No entanto, não podemos aceitar que, à custa do desenvolvimento tecnológico e do reforço do denominado Plano SET, se busque mais um pretexto para enfraquecer as políticas energéticas nacionais. Leia-se nas palavras da Comissão que "O plano SET é o pilar tecnológico da política comunitária em matéria de energia e clima", não restando dúvidas sobre as reais orientações, por parte da Comissão Europeia, de subtracção de soberania aos Estados-membros, numa matéria tão importante como as estratégias nacionais energéticas.

A resolução apresenta, mais em detalhe, aspectos com os quais não podemos concordar, designadamente, a promoção da "comercialização das emissões de carbono a nível mundial", sendo esta uma solução que já provou não apresentar vantagens na redução de emissões de carbono, bem como a criação de mais parcerias público -privadas colocando a tónica no "aumento substancial dos investimentos públicos", pondo assim o dinheiro público ao serviço do interesse e lucro privados.

Por tudo isto, o nosso voto contra.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Declarações de Voto