Intervenção

Intervenção da deputada<br />As graves consequências do mau tempo em Portugal

Senhora Presidente Caros Colegas Nos últimos dias, várias zonas de Portugal, especialmente, no Norte e Centro do país, foram afectadas por graves condições climatéricas, com chuvas torrenciais que provocaram perdas de vidas humanas, derrocadas de habitações, inúmeras famílias desalojadas, estragos em residências, prejuízos na agricultura e nas pescas, estabelecimentos comerciais e instalações industriais, cortes de estrada, cortes na energia eléctrica e nas comunicações e encerramento de barras e portos.Embora ainda não estejam completamente avaliados os danos, aponta-se para as centenas de milhões de contos de prejuízos, o que implica a necessidade de efectuar ajudas extraordinárias comunitárias para fazer face aos problemas económicos e sociais decorrentes desta destruição.Assim, além de exprimirmos os nossos sinceros pêsames às famílias das vítimas e manifestarmos a nossa solidariedade para com as pessoas desalojadas e que perderam os seus haveres, a que certamente o Parlamento Europeu se associa, solicitamos que interceda junto da Comissão para que, em colaboração com o governo português e com as autoridades locais, atribua um auxílio de emergência de apoio às populações mais afectadas e de recuperação de actividades económicas.Solicito, pois, Senhora Presidente, que, na próxima Conferência de Presidentes de Grupos Parlamentares, inscreva este tema na ordem do dia da próxima sessão plenária.

• Intervenções
  • Parlamento Europeu