Comunicado do Comité Central do PCP

Informação do Comité Central do PCP

Na sua reunião de 6 de Maio de 2003, em ponto específico da sua Ordem de Trabalhos e considerando urgentes necessidades de reforço do trabalho de direcção, o Comité Central do PCP, no exercício das suas competências estatutárias e sob propostas da Comissão Política, do Secretariado e da Comissão Central de Controlo:

- elegeu, de entre os seus membros, José Capucho para o Secretariado do Comité Central e José Catalino para membro da Comissão Política;

- ratificou a nomeação, por decisão conjunta do Secretariado e da Comissão Central de Controlo, de Elsa Pedro para membro da Comissão Administrativa e Financeira.

Informa-se ainda que a eleição de José Catalino para a Comissão Política tem designadamente em vista assegurar a substituição de António Lopes no exercício das responsabilidades, a nível da Comissão Política, pelas Direcções das Organizações Regionais de Braga e de Viana do Castelo, em correspondência com a vontade por si há muito manifestada de cessar essas funções, facto que ocorrerá no 2º semestre deste ano.

Informa-se também que António Lopes, que se mantém como membro do Comité Central, continuará a manter elevadas responsabilidades ao nível da Organização Regional de Braga.

Dados biográficos

José Capucho

Empregado, 45 anos de idade. Membro do Partido desde 1975 e funcionário do Partido desde 1986. Foi funcionário da UJC/JCP de 1974 a 1978, da UJC de 1978 até à criação da JCP, depois integrou a Direcção Nacional da JCP e a sua Comissão Executiva de 1982 a 1986. Teve tarefas a nível central de 1986 a 1993. Eleito membro do Comité Central desde o XV Congresso (1996). Actualmente era membro do Secretariado e do Executivo da D.O.R Setúbal.

José Catalino

Operário, 49 anos de idade. Membro do Partido desde 1977 e funcionário do Partido desde 1981. Membro da Assembleia de Freguesia do Monte da Caparica. Fez parte de várias estruturas unitárias de Trabalhadores do Concelho de Almada. Foi responsável pelas Organizações Concelhias de Palmela e Grândola e pelo Organismo Intermédio do Sul do Distrito de Setúbal. Foi membro do Executivo e da Comissão Executiva da D.O.R. Setúbal. Eleito membro do Comité Central desde o XV Congresso (1996). Actualmente era responsável pelo Organização Regional do Litoral Alentejano e membro do Executivo da Direcção Regional do Alentejo.

Elsa Pedro

Economista, 35 anos de idade. Membro do Partido desde 1985. Funcionária do Partido de 1994 a 2000, tendo retomado o quadro de funcionários em Abril de 2001.Fez parte da Direcção da Zona Ocidental de Lisboa, da Comissão de Freguesia da Ajuda e da Direcção da Organização da Cidade de Lisboa. Foi eleita na Junta de Freguesia da Ajuda. Foi membro do Grupo de Trabalho dos Técnicos Oficiais de Contas. Foi membro da D.O.R de Lisboa de 1999 a 2002. Integra a Comissão das Actividades Económicas junto do Comité Central.