Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira, Inês Zuber no Parlamento Europeu

Incêndios no Distrito de Bragança

Na passada semana o distrito de Bragança foi assolado por um incêndio numa enorme extensão do seu território, o maior incêndio do ano em Portugal. Este incêndio durou cerca de 3 dias e atingiu 4 concelhos do distrito. São já estimados prejuízos de milhões de euros em áreas agrícolas e de floresta, uma vez que foram destruídos milhares de hectares de terrenos e uma grande área de olival e amendoal tradicional foi dizimada. Os agricultores perderam ainda vários animais, forragens, rações e equipamentos agrícolas. A Associação de Agricultores de Trás-os-Montes considerou já este incêndio como “uma das maiores catástrofes agrícolas de sempre na zona do Baixo Sabor”.
Os produtores e agricultores desta região enfrentam, assim, uma situação dramática e procuram soluções para o seu futuro.

Assim, solicitamos à Comissão Europeia que nos informe sobre o seguinte:
1.
Que medidas de emergência e apoios excecionais às zonas afectadas no distrito de Bragança e às populações atingidas por esta catástrofe podem ser desde já mobilizados?
2.
Que programas e medidas poderão apoiar a recuperação e a reflorestação das áreas florestais ardidas?
3.
Que programas e medidas poderão apoiar os agricultores afetados e a recuperação, tão rápida quanto possível, do potencial produtivo das áreas agrícolas afetadas?
4. Que apoios sociais podem ser mobilizados para apoiar as famílias dos agricultores e produtores, que perderam o seu meio de subsistência?
5. Foi, até à data, efectuada alguma diligência por parte do governo junto da Comissão, tendo em conta a ocorrência desta catástrofe?

• União Europeia
  • Perguntas