Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Inês Zuber toma posse como deputada do PCP no Parlamento Europeu

Inês Zuber toma posse como deputada do PCP  no Parlamento Europeu

Inês Zuber toma posse como deputada do PCP no Parlamento Europeu. João Ferreira assume Vice Presidência do GUE/NGL.

Na sequência de informação anterior relativa a alterações da sua representação no Parlamento Europeu, o PCP informa que se concretizou hoje, na sessão plenária de Estrasburgo do Parlamento Europeu a substituição de Ilda Figueiredo, deputada do PCP no PE desde 1999, por Inês Zuber que hoje tomou posse como a nova deputada do PCP nesta instituição europeia.

No quadro da distribuição de responsabilidades no Parlamento Europeu Inês Zuber assume a Vice Presidência da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais - responsabilidade até agora assumida por Ilda Figueiredo – integrando ainda a Comissão da Indústria, Investigação e Energia, a Comissão da Cultura e Educação, a Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros e a Comissão Especial sobre “Desafios políticos e recursos orçamentais para uma união europeia sustentável após 2013”.

Inês Zuber assume também a Vice Presidência da Delegação do PE para as relações com os países da América Central e integra a Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-LatinoAmericana e a Delegação para as relações com os países do Mercosul.

No quadro do rearranjo de responsabilidades na representação do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira continuará a integrar a Comissão das Pescas e a Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar e passará a integrar a Comissão Orçamentos.

João Ferreira continua a integrar a Delegação à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE e a Delegação para as relações com os países da Comunidade Andina.

No tocante à distribuição de responsabilidades no Grupo da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) João Ferreira assumirá a partir de agora o cargo de Vice-Presidente do GUE/NGL – até agora assumido por Ilda Figueiredo – mantendo a tarefa de coordenação do GUE/NGL na Comissão das Pescas.

Inês Zuber passará a assumir a coordenação do GUE/NGL na Comissão de Direitos da Mulher.