Nota do Gabinete de Imprensa da CDU

Ilda Figueiredo – Mandatária da CDU nas Eleições para o PE

A CDU anuncia que a sua Mandatária para as eleições para o Parlamento Europeu será Ilda Figueiredo.

Ilda Figueiredo é, actualmente, Presidente da Direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação e vereadora na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Economista e Mestre em Planificação e Administração da Educação, foi professora em diversos níveis da educação e técnica sindical.

É membro do Comité Central do PCP e da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP.

Foi deputada no PE entre 1999 e Janeiro de 2012, tendo sido Vice-presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica e Vice-presidente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais.

Foi também membro da Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade de Género e da Comissão das Pescas, membro suplente das Comissões da Indústria, Investigação e Energia e da Agricultura e Desenvolvimento Rural, membro da Delegação para as Relações com o Mercosul, membro da Assembleia Eurolat – Parlamento Europeu/América Latina e membro suplente da Assembleia Euromed.

Tem participado em várias delegações e iniciativas internacionais de defesa e promoção da paz, designadamente no âmbito do Conselho Mundial da Paz.

Foi deputada à Assembleia da República entre 1979 e 1991 e membro de diversas comissões parlamentares e comités mistos, designadamente Assembleia da República/Parlamento Europeu.

Foi vereadora na Câmara Municipal do Porto e na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, membro da Assembleia da Área Metropolitana do Porto e da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia.

Tem diversos livros publicados, seja nas áreas da política, economia, integração europeia e educação, seja, mais recentemente, da poesia.

• CDU - Parlamento Europeu 2014
  • Central