Pergunta ao Governo N.º 799/XII/3

Horário de atendimento do CS de Oliveira de Frades

Horário de atendimento do CS de Oliveira de Frades

Durante a última Assembleia Municipal de Oliveira de Frades, o presidente da Câmaraconfirmou a “intenção da tutelade reduzir o horário de funcionamento do Centro de Saúde de Oliveira de Frades” durante a noite e aos fins-de-semana.
Os serviços de atendimento permanentede Oliveira de Frades e também deVouzela foram encerrados em 2008 pelo Governo PS e transferidas para São Pedro do Sul, onde funcionam actualmente.
Se esta medida for para a frente prejudicará ainda mais a vida da população que maioritariamente é idosa e com pouca mobilidade e sem um serviço regular de transportes. Para além disso,o Concelho de Oliveira de Frades está em risco de perdera repartição de Finanças e o Tribunal.Essa circunstânciatem gerado justificada preocupação junto detodos os habitantes do concelhoe levouinclusivamente àcriação de um abaixo-assinado através da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Oliveira de Frades pela manutenção das Finanças e dos serviços públicos essenciais para a população.
Desse conjunto de serviços públicos, destacamos a importância do Centro de Saúde, dado o perfil da população. Igualmente importante é o horário de atendimento que, a ser reduzido, forçará as populações servidas a mais deslocações e a deslocações cada vez maiores, dado o conjunto de limitações que os vários serviços de saúde têm sentido.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, requeiro a V. Exa se digne solicitar ao Governo, através do Ministério da Saúde, resposta para as seguintes questões:
1. Qual a perspectiva do Governo para o horário de funcionamento do Centro de Saúde de Oliveira de Frades?
2. Que medidas estão a ser tomadas para assegurar o acesso ao Serviço Nacional de Saúde a todos os utentes do Centro de Saúdee para melhorar o serviço de saúde junto dessa população?
3. Qual será a solução para os utentes do Centro de Saúde fora do horário de atendimento?
4. Qual o envolvimento da população na decisão de reduzir o horário de atendimento e qual o envolvimento dos órgãos autárquicos?

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