Declaração de Paulo Raimundo, Secretário-Geral, Encontro com o Conselho Nacional da Juventude

O Governo não dá resposta ao problemas da juventude

Ver vídeo

''

No âmbito dos encontros que estamos a realizar com um conjunto muito diverso de sectores e realidades do nosso país, estivemos hoje aqui reunidos com o Conselho Nacional de Juventude. 

Não é possível falar sobre as questões da juventude, passando ao lado Conselho Nacional de Juventude, pelo contrário, esta plataforma é de grande importância. Fizemos questão de valorizar o seu papel, valorizar o Encontro Nacional de Juventude e as conclusões que tiveram recentemente na cidade de Guimarães.

Estamos em sintonia nos aspectos fundamentais da caracterização dos problemas da juventude, nomeadamente no que diz respeito à educação - falta de professores, falta de meios, nas questões do ensino superior - financiamento, o peso das propinas, mas também do alojamento estudantil. Problemas antigos mas prementes nos dias de hoje e também problemas novos que ganham maior centralidade, nomeadamente todas as questões da saúde mental que afectam particularmente a juventude.

Também problemas com a habitação, com a falta de resposta que conhecemos, nas questões do trabalho, com os baixos salários e a precariedade.

Ainda hoje conhecemos um novo inquérito, onde se voltou a reafirmar que são juventude e as mulheres os sectores onde os salários são mais baixos têm maior pressão. 

Os problemas são muitos, há falta de resposta a esses problemas, mas há dois elementos que são fundamentais: a determinação grande da juventude de querer tomar nas suas mãos o destino da própria vida e, em particular aqui no CNJ, há uma reflexão feita sobre a situação da juventude e propostas concretas para resolver os problemas.

Apesar da caracterização e propostas concretas feitas pelos jovens, o governo não dá resposta. Podemos falar em várias questões, nomeadamente as questões do emprego, a precariedade, os baixos salários, mas também de alojamento estudantil, por exemplo, aqui em Lisboa, com o caso caricato de termos um edifício do Estado que está há muito prometido para se transformar em residência universitária e continua com obras por fazer, Ao mesmo tempo que vão surgindo negócios privados na área das residências. 

Mas há uma grande determinação, uma grande vontade e uma grande confiança na juventude do presente e do futuro.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Central
  • conselho nacional da juventude
  • Juventude