Intervenção de

Gestão das frotas de pesca das regiões ultraperiféricas (final) - Intervenção de Pedro Guerreiro no PE

Agradecendo as intervenções proferidas, gostaria de recordar que:

• Segundo o estipulado nos próprios Tratados são possíveis e desejáveis medidas de apoio às regiões ultraperiféricas, ora, esta possibilidade deverá concretizar-se em actos;
  • As pescas são um sector estratégico para estas regiões;
  • O sector das pescas necessita de apoios para a sua renovação e modernização, aliás, questão que se coloca de forma perfeitamente natural;
  • Existem meios financeiros comunitários;
  • E, como o debate até aqui realizado demonstra, não foi apresentado um único argumento válido para continuar a impedir o auxilio público à renovação e modernização das frotas de pesca das regiões ultraperiféricas;

Ao contrário do que foi afirmado, a renovação e modernização das frotas não tem necessariamente que levar a um excesso de captura.

Pergunta-se então, porque não se tomam as medidas para os assegurar!?

Isto é, após o debate realizado, mais convictos estamos de que, não só é necessário prorrogar o prazo da entrada de embarcações que tenham beneficiado de ajudas públicas para a modernização, como proposto pela Comissão Europeia e pela Comissão das Pescas, como é necessário assegurar a possibilidade de ajudas públicas à renovação e à modernização da frotas destas regiões, em especial para a frota artesanal, sem sujeição a limites temporais, como coerentemente defendemos uma vez mais!

Desejamos que amanhã apoiem as propostas de alteração que apresentámos!

A realidade assim o exige! O tempo demonstrará a nossa razão!

• Poder Local e Regiões Autónomas
  • Intervenções