Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Fim das quotas leiteiras

O fim definitivo do regime de quotas leiteiras está fixado para o dia 31 de Maio de 2015, portanto daqui a menos de um ano. Da parte da generalidade das organizações ligadas ao sector produtivo, são já sobejamente conhecidas as reservas perante tal medida. Com efeito, e relevando os principais motivos que levam os produtores a oporem-se ao fim das quotas, o fim das quotas leiteiras apenas pretende satisfazer os objectivos da industrial de produtos lácteos que passam pela conquista de novas mercados, designadamente ao nível das novas economias emergentes, precisando para tal de maior quantidade de matéria-prima e a preços mais competitivos.

Recentemente, o Comissão Responsável pelos assuntos agrícolas, comprometeu-se com a criação de um Observatório do Mercado do Leite com vista à antecipação dos efeitos que tal liberalização possa ter ao nível do tecido produtivo europeu.

Considerando a situação periférica das principais bacias de produção situadas em território português, gostaria que nos fossem dadas informações sobre eventuais resultados deste observatório criado em Abril último, designadamente sobre os impactos do fim das quotas leiteiras nos países do sul da europa, designadamente em Portugal.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu