Pergunta ao Governo N.º 2054/XII/3.ª

Falta de médicos no Centro de Saúde de Almodôvar

Falta de médicos no Centro de Saúde de Almodôvar

Ocorreu esta semana uma concentração da população de Almodôvar em protesta pela falta de médicos no concelho. Este é um problema que infelizmente dura há demasiado tempo. A 14 de maio de 2014 o Grupo Parlamentar do PCP remeteu ao Ministério da Saúde uma pergunta em que refere que “O distrito de Beja atravessa novamente um período de carência de médicos de família. Esta carência que tem sido mais evidente nos Centros de Saúde de Moura, Vidigueira e Almodôvar. A falta de profissionais deixa as populações sem acesso a consultas médicas, nomeadamente nas Extensões de Saúde, ou leva a uma periodicidade completamente irregular nas deslocações às referidas extensões. Infelizmente esta é uma situação recorrente que se arrasta há anos.”
Esta pergunta, à qual o Ministério ainda não se dignou responder, levantava um problema que se tem vindo a intensificar nos últimos tempos.
O que motivou este protesto agora em Almodôvar é a saída de mais um médico, ficando aquele estabelecimento de saúde com a penas três e um número de mais de dois milhares de utentes sem médico de família.
Repete-se em Almodôvar o que acontece noutros concelhos: utentes sem médico de família aos milhares; e falta de recursos humanos, nomeadamente clínicos. Enquanto o Ministério não encontra as soluções para ultrapassar este grave problema a região vai-se esvaziado de
recursos humanos, de capacidade de prestação de serviços e em última instância, de pessoas.
Toda esta realidade choca frontalmente com o discurso do Ministério de que estão a resolver os problemas que existiam. Graves problemas, existiam, acentuaram-se e parecem ter tendência para se eternizar.
Posto isto, com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério da Saúde, o seguinte:
1. O Ministério confirma que existem no concelho de Almodôvar cerca de 2000 pessoas sem médico de família?
2. Quantas listas de utentes existem no centro de Saúde de Almodôvar e quantas não estão atribuídas por falta de médico?
3. Quantos médicos estão em falta no concelho de Almodôvar?4. Existem carências ao nível de outros profissionais de Saúde?
5. O que está o Ministério a fazer para resolver este problema?
6. Quando se pensar estar resolvido?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo