Pergunta ao Governo N.º 279/XII/2

Falta de médicos na extensão do Centro de Saúde de Lordosa

Falta de médicos na extensão do Centro de Saúde de Lordosa

A Extensão de Saúde de Lordosa serve uma população residente de alguns milhares de habitantes (distribuída pelas freguesias de Calde e de Lordosa) significativamente envelhecida.
Devido à saída de dois médicos daquela Extensão (já teve três médicos e agora só tem um) um número considerável de pessoas está sem médico de família e não consegue a marcação de consultas, mesmo estando em graves condições de saúde.
Perante esta situação, há pessoas que, na tentativa de conseguir marcar consulta, se dirigem para aquele serviço a partir da 1 hora da madrugada, chegando a fazer no local entre 5 a 10 horas de espera até serem atendidas. E, quando têm a sorte de ser atendidas ouvem muitas vezes, a frustrante resposta dos serviços: ”não há vaga” ou “não há médico” ou ainda, “volte cá outro dia”.
A única médica que, actualmente, ali trabalha não conseguindo responder a todas as situações, consegue apenas atender os utentes da sua lista.
Mesmo em situações de extrema e óbvia necessidade os utentes são encaminhados para o Hospital, sem consulta, onde o sistema de urgências, em consequência desta desarticulação geral do Serviço Nacional de Saúde, “rebenta pelas costuras”, obrigando muitas vezes as pessoas a recorrer a serviços privados com enormes custos para os cada vez mais magros orçamentos familiares.
Perante esta grave situação, que põe em causa o direito à saúde de milhares de pessoas, a Comissão dos Utentes desta Extensão de Saúde vai organizar um abaixo-assinado cuja entrega vai ser feita junto ao ACES Dão Lafões I, no próximo dia 23 de Outubro, às 9.30 horas, reclamando:
1º - Um atendimento médico de qualidade na sua Extensão de Saúde para todos os habitantes das freguesias abrangidas por este serviço;
2º - A colocação dos dois médicos em falta naquela extensão por forma a garantir este direito a todas e a todos, conforme a nossa Constituição da República determina.
Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, requeiro a V. Exa se digne solicitar ao Governo resposta às seguintes questões:
1. Que acompanhamento tem o Governo realizado sobre a situação acima descrita?
2.Que medidas tomará o Governo para dar resposta às insuficiências relatadas no texto da presente Pergunta e às reclamações e exigências dos utentes?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo