Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Falhas detectadas na segurança da Central Nuclear de Almaraz

De acordo com a informação revelada nos últimos dias pelo Conselho de Segurança Nuclear espanhol, a Central Nuclear de Almaraz (situada junto ao Rio Tejo, a cerca de 100 km da fronteira portuguesa) usa peças produzidas numa fábrica com irregularidades detectadas ao nível do controlo de qualidade. As peças com irregularidades terão sido usadas para fabricar os geradores de vapor 2 e 3 da unidade 1 e o gerador de vapor 3 da unidade 2 da Central, estando também em causa o rebordo da tampa do reactor desta mesma unidade 2 da Central de Almaraz.

Foram já antes noticiadas duas avarias nos motores das bombas de água e a falta de garantia de funcionamento do sistema de arrefecimento da Central.

Estas são situações que se somam a outros incidentes anteriores, nas quais já foram inclusivamente medidos níveis de radioactividade superiores ao permitido.

Em face do exposto, tendo em conta que esta Central ultrapassou já o seu período normal de vida, solicito à Comissão Europeia que me informe sobre que acções foram ou vão ser desencadeadas na sequência da informação agora conhecida. Que avaliação é feita desta situação à luz dos esforços desenvolvidos para melhorar as normas de segurança das centrais nucleares após 2011?

>
  • Ambiente
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar