Intervenção de Agostinho Lopes na Assembleia de República

(voto n.º 81/XI/2.ª)

Sr. Presidente,
Srs. Deputados,
Pese embora as diferenças ideológicas e políticas que nos distanciam do que foi o percurso e posições do economista, político e governante Prof. Ernâni Lopes, inclusive presentes no combate político que travámos contra o governo do Bloco Central a que pertenceu, reconhecemos o cidadão que exerceu elevadas funções públicas em inteira coerência com as
ideias que defendia e, particularmente, a franqueza e frontalidade com que as assumia.
Temos na nossa memória essa forma de estar e de ser quando, fazendo parte da delegação do PCP, tive encontros e debates com o Prof. Ernâni Lopes, no âmbito das suas funções de representante do governo português, na elaboração do projecto de uma dita constituição europeia.
Quando hoje alguns descobrem, não tirando as devidas conclusões do que tal representa para o regime democrático e a democracia, que os cidadãos elegem mas os governos apenas decidem no intervalo apertado fixado pelo capital financeiro, os ditos mercados, tenho de recordar que há muito, pelo menos desde o início da década de 90, o Prof. Ernâni Lopes enunciava essas teses nas páginas da SaeR (Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco). Quando, hoje, os mesmos fogem à responsabilidade em que o País se encontra, dando a ideia de que tudo aconteceu porque nos caiu em cima uma crise internacional, temos de dizer que não foi porque não tivesse havido cidadãos, como o Prof. Ernâni Lopes, a esclarecer e a alertar, para as consequências das opções estratégicas que os governos do PS e do PSD assumiram no plano europeu, nomeadamente com a adesão ao euro, mesmo estando de acordo com elas.
Sr. Presidente de Srs. Deputados,
O Grupo Parlamentar do PCP associa-se ao voto de pesar pelo falecimento do Prof. Ernâni Lopes.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais