Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Faleceu Vasco Granja

Faleceu, ontem, Vasco Granja. Divulgador da banda desenhada e do cinema de animação em Portugal, Vasco Granja desde muito jovem manifesta o seu interesse pelo cinema. Integrante do movimento cineclubista nos anos 50, também um espaço de resistência ao fascismo, Vasco Granja destaca-se pela sua intervenção editorial tendo publicado numerosos artigos e mais tarde integrou a equipa fundadora da revista francesa de crítica e ensaio de banda desenhada Phénix. Ligado à primeira livraria especializada em banda desenhada em Portugal, Vasco Granja manteve um programa regular sobre cinema de animação na RTP que contou com mais de mil emissões.

Membro do PCP desde o início dos anos 50, Vasco Granja foi preso e condenado pela polícia política do regime fascista em 1954 e 1963, tendo cumprido mais de dois anos de prisão. Ligado ao seu Partido de sempre, o Partido Comunista Português, Vasco Granja foi homenageado na Festa do «Avante!» de 2007 com a realização de um ciclo de cinema de animação a ele dedicado.

À sua família e amigos, o PCP manifesta o seu profundo pesar pelo desaparecimento do homem de cultura e combatente pelos ideais da liberdade, da democracia e do socialismo.