Nota da Redacção do «Avante!»

Faleceu Fernando Correia

A Redacção do Avante!, órgão central do Partido Comunista Português, informa, com profunda mágoa e tristeza, do falecimento, aos 81 anos, de Fernando Correia, militante comunista, e transmite à sua companheira, Maria Julieta Correia, seus filhos, Miguel Costa Correia e Marta Costa Correia, e restante família as suas sentidas condolências.

Fernando António Pinheiro Correia nasceu a 4 de Julho de 1942, na freguesia da Sé Nova, em Coimbra.

Estudou na Universidade de Lisboa, onde concluiu a licenciatura em Filosofia e onde foi dirigente associativo, nomeadamente da Pró-Associação da Faculdade de Letras. Participou em diversas lutas académicas. Foi, aliás, no quadro de desenvolvimento dessas lutas que aderiu ao Partido Comunista Português, no ano de 1962, quando frequentava o seu 1.º ano no Ensino Superior.

Foi jornalista no Diário Popular e no Diário de Lisboa. Foi chefe de redacção da revista Seara Nova entre 1970 e o 25 de Abril de 1974.

Deu um precioso contributo para preparar a saída do primeiro Avante! legal, a 17 de Maio de 1974, nomeadamente disponibilizando a sua casa para a realização das reuniões, em que participou activamente juntamente com Álvaro Cunhal e alguns dos futuros redactores. Foi redactor jornalista e sub-chefe da redacção do Avante! entre Maio de 1974 e Janeiro de 1986.

Em 1986, integrou o conselho de redacção da revista Vida Soviética

Colaborou regularmente com a Editorial «Avante» nas suas edições. Foi membro permanente da redaçcção da revista O Militante e da revista Vértice.

Publicou relevantes obras sobre a actividade jornalística e a comunicação social em Portugal, nomeadamente: Jornalismo e Sociedade, Os Jornalistas e as Notícias, Memórias Vivas do Jornalismo, Jornalistas – do Ofício à Profissão, Em Defesa do Jornalismo e dos Jornalistas.

Teve participação em diversos livros académicos.

Foi professor de Jornalismo na Universidade Lusófona e no ISCTE.

Estava organizado no Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP e integrou o Grupo de Trabalho do Partido Comunista Português para a Área da Comunicação Social.

Fernando Correia deixou a sua marca jornalística, que integrou sempre na sua intervenção como militante comunista.

Fernando Correia destacou-se pela sua verticalidade de carácter, serenidade e generosidade, que o fez granjear respeito e consideração de pares, colegas de trabalho, amigos e camaradas.

Sempre com uma grande disponibilidade para o trabalho do Partido, persistente lutador pelo ideal e o projecto comunista, Fernando Correia faz parte dos que assumiram na sua vida a construção de um mundo novo sem exploradores nem explorados.

Posteriormente será divulgada informação sobre o local e horas em que o corpo de Fernando Correia se encontrará em câmara-ardente, bem como sobre a realização do funeral.

• Cultura
  • PCP