Pergunta ao Governo N.º 816/XII/1

Extensões de Saúde da Louriceira e Malhou (Alcanena)

No passado mês de Agosto encerraram as extensões de saúde da Louriceira e do Malhou, no concelho de Alcanena. Supunham os utentes que esse encerramento se devesse unicamente ao período de férias, à semelhança do que ocorreu em anos anteriores. Acontece porém que essas extensões de saúde não reabriram em Setembro, como seria normal, ficando os utentes com a suspeita de que tal encerramento poderia ser definitivo.
Essa mesma suspeita consta de uma moção recentemente aprovada pela Câmara Municipal de Alcanena que lamenta que a eventual reorganização dos serviços de saúde no concelho não seja articulada com a Câmara Municipal e com as Freguesias envolvidas.
O encerramento das extensões de saúde da Louriceira e do Malhou causa sérios transtornos às populações envolvidas, considerando designadamente a faixa etária já elevada da maioria da população e a ausência de uma rede de transportes que assegure a respectiva deslocação ao Centro de Saúde de Alcanena.
Nestes termos, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, pergunto ao Governo, através do Ministério da Saúde, o seguinte:
1. Por que razão não reabriram em Setembro as extensões de saúde da Louriceira e do Malhou, no concelho de Alcanena?
2. Para quando se prevê a sua reabertura?
3. Que medidas foram tomadas para garantir o aceso das populações abrangidas a cuidados de saúde enquanto não forem reabertas as extensões de saúde em causa?

• Saúde
  • Perguntas ao Governo