Pergunta Escrita de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Exportações Armas UE

As exportações de armas dos estados-membros da União Europeia atingiram um novo recorde em 2011, ascendendo a um total de 37,5 mil milhões de euros, ou seja, tiveram um aumento de 18,3 por cento em relação ao ano anterior. A informação disponibilizada mostra que a França, a Grã-Bretanha, a Alemanha, a Itália e a Espanha foram responsáveis por 80 por cento das exportações de armas na UE. Só a França exportou material bélico no valor de 10 mil milhões de euros, seguindo-se a Grã-Bretanha (7 mil milhões de euros), a Alemanha (5,4 mil milhões de euros), a Itália (5,2 mil milhões de euros) e a Espanha (2,8 mil milhões de euros). Entre os principais clientes destacam-se a Arábia Saudita (4,2 mil milhões euros) e os Emirados Árabes Unidos (1,9 mil milhões de euros).
As exportações para a Ásia subiram de 4,7 mil milhões para 5,5 mil milhões de euros e para o Médio Oriente subiram de 6,6 mil milhões para oito mil milhões de euros.
Na lista dos importadores estão países como a Tunísia, Egipto, Líbia, Argélia e Marrocos, no que respeita ao Norte de África. Na Ásia, a Índia foi o principal cliente, seguindo-se o Paquistão e o Afeganistão.

Assim, pergunto ao Conselho:

Não considera que estes dados são profundamente contraditórios com a atribuição do «Nobel da Paz» à União Europeia no ano passado?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu