Declaração de voto de Pedro Guerreiro no Parlamento Europeu

Execução do primeiro pacote ferroviário - Declaração de voto de Pedro Guerreiro no PE

O primeiro pacote ferroviário, lançado com o objectivo anunciado de
"lançar as bases da transferência modal" - ou seja, da promoção da
transferência do transporte rodoviário para o ferroviário -, tal
"Cavalo de Tróia", procurava esconder, isso sim, a abertura do
transporte ferroviário, nomeadamente de mercadorias, à concorrência e
aos interesses privados, como primeiro passo da liberalização total do
sector ferroviário ao nível da UE.

Um processo, cujas intenções denunciámos e rejeitámos desde o primeiro momento.

Tal como em outras liberalizações promovidos pela UE, começa-se por
utilizar o que corre mal em dado momento (escamoteando as reais causas
para tais situações, nomeadamente as políticas sistemáticas de
desmantelamento e de atrofiamento do sector público de transportes)
para justificar medidas liberalizadoras e apontar a dita "concorrência"
- não se percebendo como e porquê -, para solução de todos os males,
tal santa milagreira, mas afinal, com as consequências que apontámos na
nossa intervenção.

Sem dúvida que é estratégico o investimento público no sector
ferroviário segundo as necessidades e as opções definidas por cada
país, mas não para o entregar às lógicas de lucro dos grandes
interesses privados, que ambicionam dominar este sector público
fundamental de cada país, através da sua liberalização ao nível do
mercado interno da UE.

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