Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Evolução das Estratégias Macrorregionais da UE:as práticas actuais e as perspectivas futuras, em especial no Mediterrâneo

Acreditamos que é fundamental a promoção de políticas que promovam uma efectiva coesão económica e social na União Europeia, para mais numa situação de profunda crise estrutural e de grandes desigualdades sociais e assimetrias regionais.
A promoção da coesão pode e deve envolver a cooperação entre países e regiões com afinidades diversas, que preveja intervenções no território tendentes a preservar o equilíbrio ecológico e a promover um desenvolvimento justo, equilibrado e sustentável.
Esta visão é, em parte, incluída no relatório e na abordagem que faz às estratégias macrorregionais.
Todavia, a UE subverte com frequência o conceito de coesão, nomeadamente através da "renacionalização" de custos de políticas comunitárias, da insuficiência de verbas destinadas à coesão ou da condicionalidade imposta, amarrando os países a estratégias (como a UE2020) cujos propósitos e objectivos são contraditórios com a desejada coesão.
Este relatório apresenta um rol de intenções que valorizamos, mas não podemos deixar de assinalar a nossa preocupação em relação a estes pontos. Além disso, temos sérias reservas relativamente a alguns pontos do relatório, que se aproximam da visão da UE como potência hegemónica na região do Mediterrâneo, denotando indisfarçáveis ambições imperiais.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu