Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Estratégia da UE para a região atlântica no quadro da política de Coesão

O relatório aborda questões relacionadas com o ordenamento do espaço marítimo e terrestre, melhoramento dos transportes entre regiões, promoção de atividades eonómicas (industriais e outras) e de crescimento económico, desenvolvendo aspectos específicos relativos às regiões ultraperiféricas.
Reconhecemos a necessidade de abordar estas questões e valorizamos alguns dos objectivos enunciados no relatório. Temos, todavia, uma discordância de fundo com a filosofia geral do relatório. Entendemos que estas questões devem ser abordadas num espírito de cooperação e coordenação de esforços, reconhecendo a soberania de cada Estado-Membro sobre a sua ZEE e não na perspectiva supra-nacional subjacente a todo o relatório.
Discordamos da proposta de criação de uma "guarda costeira europeia", do "Céu Único Europeu", que põe em causa a gestão nacional do espaço aéreo e procura abrir caminho à liberalização no sector da aviação. Discordamos do foco na neoliberal estratégia UE2020. Discordamos de uma “estratégia atlântica” ao serviço das imperiais ambições das potências europeias.

• União Europeia
  • Declarações de Voto