Pergunta ao Governo N.º 1008/XV/1

Esclarecimentos sobre sessão de emprego na área privada

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do PCP que Centro de Informação e Orientação para a Formação e o Emprego (CIOFE) em conjunto com a empresa ESEGUR vão promover uma sessão de esclarecimento dedicada a oportunidades de emprego na área da segurança privada.

Para o efeito terá sido dirigida uma informação a militares e ex-militares em Regime de Contrato (RC) de como aproveitar as várias e diferentes oportunidades profissionais na transição da vida militar para a vida civil.

Como é amplamente conhecido e reconhecido, existe um problema de atratividade para as Forças Armadas e causa-nos estranheza que esse convite abranja também militares em efetividade já que, pensamos, o esforço que deveria ser efetuado seria o de procurar que os mesmos pudessem optar por se fixar nas fileiras. Por outro lado, importa saber se na dinamização desse convite está ou não envolvido o Ministério da Defesa Nacional.

Assim, e ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa, e nos termos e para os efeitos do artigo 299.º do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP solicita ao Governo, através do Ministério da Defesa Nacional, os seguintes esclarecimentos:

1. Que conhecimento tem o Governo de tal iniciativa? Está ou não o Ministério da Defesa Nacional envolvido em ações de divulgação da referida iniciativa?

2. Está ou não o Ministério da Defesa Nacional envolvido em ações de divulgação da referida iniciativa?

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Perguntas ao Governo