Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Esclarecimento em torno das declarações de Rui Machete

Esclarecimento em torno das declarações de Rui Machete

A campanha que falsa e orquestradamente está a ser dirigida contra o PCP sobre o seu alegado silêncio face às declarações de Rui Machete em Angola exigem o seguinte esclarecimento:

1. Como desde o primeiro momento o Secretário-geral do PCP referiu, as declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros constituíram “mais um episódio” de um governo marcado por uma persistente violação da lei, de afronta à Constituição e de confronto com os poderes de outras instituições democráticas.

2. Perante declarações de teor absolutamente intoleráveis – de descarada intromissão do poder político no poder judicial com vista a conhecer, acelerar ou silenciar processos que têm no segredo de justiça e no prosseguimento de apuramento condições essenciais, sejam elas correspondentes a casos envolvendo cidadãos portugueses ou de qualquer outra nacionalidade – o que o PCP também sublinhou e reafirma é que a questão principal é, não a demissão do Ministro, mas sim de todo o governo.

3. Assim, fica evidente que a posição do PCP é clara e que o que está em curso é uma campanha infundada e sem quaisquer escrúpulos, suportada na exploração de preconceitos.