Intervenção de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Energias renováveis no Mercado Interno da Energia

É fundamental investir no desenvolvimento das renováveis, embora pensemos que antes de estabelecer metas é necessário realizar um sério levantamento para quantificar e classificar os recursos energéticos renováveis.
Estamos, sim, definitivamente contra a opção política de integrar as energias renováveis no mercado interno europeu da energia. Este relatório diz que a influência estatal resulta no aumento do preço para os consumidores finais e que a liberalização teve um papel fulcral na descida dos preços da energia para todos os consumidores da UE. Isso, simplesmente, não é verdade.
No meu país, Portugal, a privatização do sector resultou na monopolização e aumento sucessivo dos preços - por exemplo, em 2012, subiram 8,9% face ao ano anterior - e também no aumento dos lucros da empresas que superam todas as previsões. Renováveis, claro que sim, mas para combater a pobreza energética e as desigualdades sociais, para proteger o ambiente e não para criar mais um negócio multimilionário que explora os consumidores.

• União Europeia
  • Intervenções