Declaração de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP

Encontro com o MDM - Movimento Democrático de Mulheres

''

Queremos agradecer ao Movimento Democrático de Mulheres pelo encontro e pelo conjunto muito útil de informação que nos trouxe.

Todos os problemas, do ponto de vista social e económico que o país enfrenta têm incidência transversal, mas têm incidência em particular na mulher, com um papel muito destacado no que diz respeito à mulher trabalhadora, desde logo nos seus salários, nas suas condições de trabalho e na dupla jornada que muitas vezes têm que desenvolver, esse é um elemento fundamental.

Esta ideia de que um conjunto de medidas com incidência na vida de todas as pessoas no nosso país significa avanços transversais, mas em particular nas mulheres, é um exemplo e uma questão de grande actualidade. Desde logo, no que diz respeito ao aumento geral dos salários e da igualdade salarial, já que vivemos uma situação em que a mulher ganha menos do que o homem, trabalhando o mesmo no mesmo local e no mesmo período, é uma questão que tem que acabar.

Mas também medidas como a fixação dos preços dos bens essenciais ou medidas em concreto na habitação, que têm um impacto transversal na sociedade, mas têm em particular incidência sobre as mulheres, porque elas são duplamente penalizadas sobre a situação que enfrentamos.

Há um conjunto de propostas e ideias concretas que partilhamos e uma confiança de que, apesar das dificuldades, é possível e urgente
que a lei seja traduzida na vida de todos os dias e associamo-nos ao lema das mil razões que as mulheres têm para lutar e que os problemas das mulher têm que se resolver de imediato.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Central