Pergunta ao Governo N.º 2331/XI/1

Encerramento dos Serviços de Ortopedia no Hospital de S. José em Fafe

o Hospital de S. José, em Fafe, orgulhava-se de ter um Serviço de Ortopedia de qualidade, com excelentes profissionais e sem lista de espera, até à sua integração no Centro Hospitalar do Alto Ave, apesar dos parcos meios e recursos que lhe eram atribuídos. Aliás, como o GP do PCP denunciou durante a anterior legislatura, as autoridades do SNSque geriam o processo das listas de espera a nível nacional, de forma deliberada, não utilizaram essas potencialidades, para resolver situações de utentes à espera de cirurgia, noutras unidades de saúde, ou enviando-os mesmo para Espanha!

Surge agora a informação de que o referido Serviço, hoje já com listas de espera, irá encerrar no próximo dia 24 de Abril, arrastando igualmente a extinção do Serviço de Reabilitação e Medicina Física.

A ser verdadeira tal informação, essas decisões configuram um atentado aos interesses dos utentes até hoje servidos pelos referidos serviços (Fafe e região do Basto) e a negação de tudo o que, oficialmente, foi afirmado á população do concelho, sobre a integração do Hospital de S. José no Centro Hospitalar do Alto Ave. O Centro Hospitalar, deveria representar uma articulação e sinergias de diversos serviços e valências hospitalares entre as duas unidades base, o Hospital de Guimarães e o Hospital de Fafe. O que aparecia credível, face ao processo de construção de novas instalações para a unidade de Fafe. A acontecer, o que agora foi tornado público, depois da desqualificação do serviço de urgência, e de problemas ainda não resolvidos nesta matéria, o Centro Hospitalar configura-se como o meio de esvaziamento do Hospital de S. José!

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministério da Saúde me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1. Confirma o Ministério da Saúde o encerramento dos referidos serviços no Hospital de S. José? O que explica tais decisões? São estas coerentes com a propaganda desenvolvida aquando da criação do Centro Hospitalar do AltoAve?

2. Que serviços e valências vão ficar na unidade hospitalar de Fafe? Quais as previstas no Projecto Funcional do novo Hospital? Haverá ou não, serviços que funcionarão em Fafe por contrapartida aos que existem em Guimarães? Quais os que se prevêem ficar em Fafe?

3. Solicitava a documentação, estudos, protocolos e outros documentos, que suportaram a decisão da criação do Centro Hospitalar do Alto Ave, que estabeleciam a distribuição de valências e serviços entre as duas unidades.

>
  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo

Partilhar