Pergunta ao Governo N.º 1758/XII/3.ª

Encerramento das urgências do Hospital de Valongo

Segundo foi tornado público, sem que tal tenha sido desmentido, o Governo tenciona encerrar as urgências do Hospital de Valongo no próximo dia 1 de Junho. Esta não é a primeira vez que tal é tentado. Já o tinha sido em Junho de 2012, mas a luta das populações obrigou o Governo a recuar.
O PCP entende que este Hospital não é devidamente valorizado e, fruto de um processo de esvaziamento de valências, é cada vez mais uma repartição de serviços complementares ao Hospital de S. João, unidade com a qual constitui o Centro Hospitalar de S. João. A título de exemplo os serviços como radiologia e análises podem ser prestados à população pela unidade hospitalar de Valongo.
Por outro lado o afastamento da garantia de cuidados primários de saúde das populações nomeadamente com a saída de dois médicos e a falta de administrativos no centro de saúde de Campo e a construção do equipamento de saúde de Alfena consecutivamente adiada, encontra-se agora em fase de decisão por parte da câmara, afasta e dificulta o acesso dos utentes ao
SNS:
A par destes fatores o SASU de Valongo também encerrou o que reforça toda a necessidade de rapidamente se encontrarem soluções que garantam o acesso à saúde nomeadamente aos cuidados primários de saúde destas populações.
Importa dizer que esta urgência, cujo encerramento está em cima da mesa, serve uma população de mais de 100 mil utentes e tem vindo a ser alvo de sucessivas medidas de degradação do seu serviço com o intuito do seu encerramento.
Por fim, não resta qualquer dúvida para o PCP que a degradação e encerramentos dos serviços do SNS têm como consequência alimentar os grupos privados que se instalam no terreno.Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, perguntamos ao Ministério da Saúde o seguinte:
1.Tem o ministério conhecimento da atual situação dos cuidados primários de saúde do concelho de Valongo?
2.Pretende o Governo rapidamente proceder a colocação de médicos, Administrativos e enfermeiros necessários para a prestação de um serviço de saúde de qualidade às populações?
3.Qual a estratégia do governo para o Hospital de Valongo? Confirma-se o encerramento das urgências nesta unidade hospitalar?

• Saúde
  • Perguntas ao Governo