Pergunta ao Governo N.º 1114/XI/2

Encerramento da Extensão de Saúde de Biscaínho/Foros da Charneca

Encerramento da Extensão de Saúde de Biscaínho/Foros da Charneca

A Comissão de Utentes da Saúde de Benavente promoveu uma vigília junto às instalações da Extensão de Saúde do Biscaínho, que se encontra encerrada e que assegurava o acesso a cuidados de saúde das populações dessa freguesia do concelho de Coruche e de Foros da Charneca do concelho de Benavente.

Na falta dessa extensão de saúde, encerrada devido à cessação do contrato do médico que aí prestava serviço, afecta cerca de 1700 utentes de ambas as freguesias. Os utentes do Biscaínho terão que recorrer à Unidade de Saúde Familiar de Coruche, que fica a cerca de 20 quilómetros, enquanto a população de Foros da Charneca terá de deslocar-se ao Serviço de Atendimento Permanente de Benavente, que também apresenta problemas de falta de médicos. Acresce que a população de ambas as freguesias é maioritariamente idosa, tendo enorme dificuldade em deslocar-se aos serviços de saúde que distam a muitos quilómetros e que também se debatem com problemas de funcionamento.

Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e da alínea d) do n.º 1 do artigo 4º do Regimento da Assembleia da República pergunto ao Ministério da Saúde, que solução está prevista para assegurar a reabertura da Extensão de Saúde do Biscaínho.
     

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo