Empresas Open Source Portuguesas distinguem o Grupo Parlamentar do PCP

 

A direcção da ESOP decidiu conceder um dos 3 prémios Abertura ao Grupo Parlamentar do PCP, pela iniciativa  "Software Livre no Parlamento" (http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa...) que teve a aprovação unânime pelos restantes grupos parlamentares.

A iniciativa, realizada esta quinta-feira à tarde em Lisboa, integrou-se no evento “Linux 2009” e contou com a participação de Bruno Dias, em representação do Grupo Parlamentar do PCP, que na aceitação do prémio afirmou o seguinte:

Em nome do Grupo Parlamentar do PCP, agradeço à ESOP a atribuição deste prémio.
Para nós, trata-se de um reconhecimento e uma valorização do trabalho e do esforço que ao longo destes anos temos vindo a desenvolver – desde logo por ser uma iniciativa vinda da própria Associação das Empresas de Software Open Source Portuguesas.
Mas importa sublinhar que se trata justamente de um trabalho colectivo, com a participação dedicada de muitos militantes, amigos, associações, que se tem traduzido em iniciativas concretas, como a “Software Livre no Parlamento”.
Tal como temos afirmado, para além de ferramentas estratégicas para o desenvolvimento, as Tecnologias podem ser cada vez mais um factor de liberdade e soberania para os cidadãos, para as organizações e para o país. É nessa perspectiva que entendemos e valorizamos o software livre, que é e pode ser software “comercial”, que pode contribuir para o desenvolvimento e a criação de emprego.
Há um longo caminho a percorrer. Temos ainda muito trabalho par fazer, e esta iniciativa da ESOP representa naturalmente um importante estímulo, que nos incentiva a levar ainda mais longe a nossa intervenção.

  • Educação e Ciência
  • Assembleia da República