Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Eliminação dos estereótipos de género na UE

O presente relatório incide nas causas dos estereótipos de género no domínio da educação, dos meios de comunicação, da publicidade, do mercado de trabalho e da tomada de decisões.
Estereótipos de género e desigualdade de género são ainda problemas comuns hoje. A prevalência de estereótipos de género negativos com base em crenças e atitudes sociais afecta negativamente as mulheres e restringe oportunidades e escolhas na esfera social, económica e política.

Este relatório analisa os estereótipos de género nos meios de comunicação e educação, no mercado de trabalho, e na tomada de decisões, e dá sugestões para as acções da UE.

Este relatório apela à Comissão Europeia e aos Estados-Membros para que utilizem os programas da UE, como o Fundo Social Europeu, para ajudar a aumentar a participação das mulheres nos campos de estudo e profissões onde estão sub-representados e a dar um forte apoio ao programa DAPHNE e ao programa "Direitos e Cidadania", enquanto instrumento de combate à violência contra as mulheres, bem como aos estereótipos de género. Na generalidade, estamos de acordo com as linhas fundamentais do relatório, exceptuando na questão da introdução de quotas obrigatórias em diferentes níveis da vida política.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu