Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira, Inês Zuber no Parlamento Europeu

Discriminação por parte de entidade a emigrante Português

Tendo tido conhecimento de uma situação de discriminação de um cidadão português, empregado há 8 anos com contracto fixo e residência nas Canárias, no que respeita à atribuição de crédito por parte da “Santander Consumer Finance”, entidade de financiamento de crédito espanhola, a qual exige aos cidadãos europeus a apresentação de passaporte.
Outras duas entidades financeiras, “Oney” e “Cetelem”, recusaram crédito sem qualquer explicação concreta, tendo referido que se tratava de segredo bancário.
Assim pergunto à Comissão:
1- Tem a Comissão Europeia conhecimento da exigência da apresentação de passaporte a cidadãos oriundos de Estados-Membros da EU para a atribuição de crédito bancário, por parte de entidades bancárias, nomeadamente da “Santander Consumer Finance”? Não considera que esta atitude configura uma situação discriminatória?
2- Não considera que a recusa da concessão de crédito deve ser acompanhada de uma explicação concreta e objectiva?

• União Europeia
  • Perguntas