Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Discriminação de trabalhadoras no Jumbo / Grupo Auchan Portugal

De acordo com denúncia do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), nas grandes superfícies do Jumbo, que pertence ao Grupo Auchan Portugal, não são respeitados os direitos legalmente consagrados relativamente à maternidade e outros direitos das mulheres trabalhadoras.

Por exemplo, mães solteiras e viúvas com filhos menores, ainda crianças, estão a ser pressionadas para aceitarem mudanças diárias de horário, incluindo horário à noite. A alternativa que lhes dão é o despedimento, quando as trabalhadoras referem que não têm a quem deixar as crianças.

Ora, sabendo-se que o Grupo Auchan Portugal, detentor das marcas Jumbo e Pão de Açúcar, recebeu a Certificação SA 8000, atribuída pelo organismo certificador SGSICS, como reconhecimento de boas  práticas ao nível da responsabilidade social, solicito à Comissão Europeia as seguintes informações:

  1. Como pode ser possível uma empresa ser certificada ao nível da responsabilidade social, quando se sabe que não cumpre os direitos das mulheres trabalhadoras, designadamente nos horários de trabalho, e impede qualquer conciliação entre vida profissional e vida familiar?
  2. Que conhecimento e acompanhamento existe da aplicação da norma internacional SA 8000, sobre o funcionamento do sistema de gestão da responsabilidade social numa organização?
  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Trabalhadores
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu