Intervenção de Bernardino Soares na Assembleia de República

Diplomas relativos ao crédito à habitação

Sr. Presidente,
Srs. Deputados:
O Sr. Deputado António Leitão Amaro guardou-se para o fim e nós bem percebemos porquê — não quis entrar no debate e quis compensar em gritaria o que lhe faltou em coerência e em coragem para enfrentar os interesses instalados.
Quando debatemos estes projetos de lei na generalidade, o Sr. Deputado António Leitão Amaro e o PSD «berravam» aqui no Plenário: «com esta maioria ninguém fica para trás!». Afinal, chegamos ao fim e o único setor que não ficou para trás foi a banca, graças à postura do PSD nesta matéria.
Foi muito simples: a partir do momento em que a banca foi à Comissão dizer que não aceitava aquelas propostas, o Sr. Deputado António Leitão Amaro «baixou a bolinha» e fez o que lhe mandaram e é assim que se resume o percurso do Sr. Deputado e da bancada do PSD nesta matéria.
Depois, Sr. Deputado, acho que, agora, o mínimo que o PSD tem de fazer é não criar nas pessoas falsas expectativas, porque o diploma que acabou aqui de ser aprovado, e foi por isso que nos abstivemos, não resolve a maioria dos problemas.
É um diploma que deixa de fora o fundamental dos problemas, é um diploma que não se aplica, por exemplo, a um casal em que ambos ganhem 500 euros. É disto que se trata! Portanto, a maioria das situações continuará de fora. Isto, que para o Sr. Deputado parece ser um joguinho político, que o diverte aqui, nestas suas intervenções, para as pessoas é a vida real.
Portanto, pelo menos, já que não tiveram a coragem de enfrentar a banca, não brinquem agora com as expectativas e com os problemas das pessoas.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo