Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

A dimensão europeia do Desporto

O acesso gratuito e universal à prática desportiva com qualidade é essencial para o desenvolvimento social e pessoal dos indivíduos, e um direito que deve ser garantido por cada Estado-Membro através de financiamento público às organizações desportivas, às escolas e ao movimento associativo popular. Este último aspecto tem particular importância em relatórios que procuram "promover a dimensão europeia do desporto", pois esta não pode substituir a especificidade cultural e desportiva de cada país.

Este relatório contém medidas positivas (embora, sobretudo, no plano das intenções) de valorização do desporto de massas e da prática desportiva (sem esquecer as questões de género), nomeadamente com a proposta de um "orçamento específico e ambicioso para a política desportiva" no Quadro Financeiro Plurianual. No entanto não podemos deixar de referir a nossa preocupação e desacordo com a proposta de que o desporto amador seja financiado essencialmente pelo dinheiro proveniente das apostas de jogo, de criação de uma base de dados de "adeptos" europeia ou da proibição de qualquer tipo de manifestação política por parte dos atletas durante os jogos.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Declarações de Voto