Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Dificuldades da Cercipóvoa

Numa visita recente à CERCIPÓVOA - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, CRL, tomei conhecimento do importante trabalho ali realizado de apoio a pessoas com deficiência e à comunidade em geral, abrangendo centenas de pessoas.

Mas há uma lista de espera para internamento de mais de 100 pessoas com deficiência.

No entanto, a Cooperativa vive com grandes dificuldades, causadas, fundamentalmente, pela construção de novas instalações e pela falta de apoio especial a pessoas com elevados graus de dependência, o que acarreta custos superiores de funcionamento.

Por outro lado, a Cooperativa pretende investir em energias alternativas, nomeadamente painéis solares, para reduzir os gastos elevados em gás e energia eléctrica, e pretende renovar o parque automóvel para transporte dos seus utentes.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

1. Que apoios podem ser concedidos à CERCIPÓVOA para ajudar na resolução das suas dificuldades, designadamente nos cuidados que presta às pessoas com deficiência profunda?
2. Que fundos comunitários podem ser atribuídos para apoiar os seus investimentos em energias renováveis e na aquisição de novas carrinhas adaptadas para transporte dos seus utentes?

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu