Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Diferença entre preços nos produtores e os preços pagos pelos consumidores

Vários estudos indicam que se regista na UE uma crescente diferença entre os preços no produtor e os preços no consumidor, resultante da concentração ao nível da comercialização e distribuição dos géneros alimentícios. Os dados recolhidos indicam que os grandes supermercados fazem uma utilização abusiva do seu poder de compra visando pressionar em baixa os preços pagos aos produtores para níveis insustentáveis, e lhes impor condições injustas. Outro dos problemas identificados relaciona-se com a especulação de géneros alimentícios, a qual está a provocar grandes distorções na formação de preços.

  1. Não considera oportuno apresentar uma investigação e análise criteriosas da transmissão de preços e das margens existentes entre o preço na exploração agrícola e o preço no consumidor final?
  2. Não considera oportuno fomentar um contacto mais amplo e directo entre os produtores e os consumidores, contribuindo para aumentar a relevância dos produtores do mercado, nomeadamente através da redução do poder dos intermediários e grandes retalhistas, proporcionando aos consumidores uma oferta de produtos mais ampla e de maior qualidade?
  3. Que medidas estão a ser tomadas para reforçar o conceito de "alimentação local", apoiando os mercados tradicionais, onde há um contacto directo entre produtores e consumidores?
  4. Não considera oportuno que a criação de um rótulo especial para produtos agrícolas europeus seja objecto de um estudo mais aprofundado, com base nos modelos existentes, garantindo, nomeadamente, um tratamento justo dos participantes no mercado em toda a cadeia de produção e de distribuição?
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu