Nota do Grupo de Trabalho do PCP para a Imigração

Dia de África

O PCP, no dia em que se comemora o Dia de África, saúda todos os imigrantes originários de países africanos e reafirma a sua activa solidariedade na luta que travam em defesa dos seus direitos, contra a intensificação da exploração e por uma vida digna.

O PCP saúda igualmente os povos africanos, na luta pela conquista da paz, da liberdade, da soberania, da justiça e progresso social e pelo desenvolvimento desse grande continente.

Defendendo a aplicação da Lei contra a discriminação racial, o PCP condena todo o tipo de iniciativas, de políticas e de deturpações que, instigadas impunemente por forças de direita e extrema-direita, promovam o racismo, a xenofobia e a intolerância.

O PCP, respeitando os compromissos assumidos perante os imigrantes, continuará, em Portugal, o seu combate pela plena integração dos imigrantes na sociedade portuguesa, por uma política realista e justa de regularização, defendendo o seu direito ao trabalho com direitos, o acesso à habitação, ao ensino e à saúde, no respeito e valorização da sua identidade cultural.

O PCP continuará a ser a voz firme e combativa que no Parlamento Europeu se opõe a uma Europa Fortaleza, à desumana Directiva do Retorno, mais conhecida pela directiva da vergonha, aos centros de detenção de imigrantes e à política comum de imigração da União Europeia, que explora a mão-de-obra imigrante, trata os imigrantes como objectos descartáveis nos momentos em que não precisa deles, perseguindo-os e expulsando-os.

O PCP considera que só uma nova política, uma política de esquerda, pode criar condições mais favoráveis à plena integração dos imigrantes que procuram o nosso país na esperança de uma vida melhor.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Central