Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Deterioração da situação na Palestina

A delegação do Parlamento Europeu em visita à Palestina expressou viva preocupação pela deterioração da situação no terreno, concluindo que as acções por estes dias em curso por parte de Israel de expansão dos colonatos, demolições, despejos e transferências forçadas de populações palestinas devem cessar imediatamente.
São referidos casos da maior gravidade de ataques em curso a organizações e estruturas de apoio humanitário, como medida de retaliação pelas orientações relativas aos produtos originários dos colonatos israelitas.
Refira-se que esta delegação foi, uma vez mais, impedida pelas autoridades israelitas de entrar em Gaza.
Tudo isto acontece poucos dias depois de ter sido denunciado, na Cisjordânia, que uma criança palestiniana, Yasmin al-Zarou, foi baleada por um soldado israelita e impedida pelas autoridades israelitas de receber auxílio médico imediato.

Em face do exposto, pergunto:
- Que medidas imediatas foram ou vão ser tomadas perante o conhecimento dos factos graves supramencionados?
- Que diligências foram ou vão ser efectuadas junto do Governo de Israel para que este cesse imediatamente as referidas acções, respeite os direitos do povo palestino e cumpra as suas obrigações do direito internacional?
- Para quando o accionar da suspensão do Acordo de Associação UE-Israel, previsto em caso de violação de direitos humanos (prática comprovadamente reiterada por parte de Israel)?

• União Europeia
  • Perguntas