Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Deslocalização de unidade fabril de multinacional<br />Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo

A "Vishay Electrónica", fábrica de componentes electrónicos situada em Vila Nova de Famalicão, Portugal, que já empregou cerca de 2000 trabalhadores, anunciou, em 8 de Junho de 2005, o despedimento colectivo, a concretizar a partir de 31 de Agosto, de 88 trabalhadores dos actuais 270 efectivos. Neste conjunto de trabalhadores a despedir, incluem-se todos os elementos da Comissão de Trabalhadores com uma excepção, dois delegados sindicais, membros da Comissão de Higiene e Segurança.O argumento fundamental é a deslocalização, dita "reestruturação da actividade produtiva", de cerca de 50% da produção para a Índia, a partir de 3 de Setembro, face à necessidade de baixar custos de produção, para fazer frente à produção surgida do Sudoeste Asiático e na República da China. Outro argumento referido é a penalização da produção nacional pela forte valorização do euro relativamente ao dólar norte-americano.Assim, solicito à Comissão que me informe do seguinte:1. Que apoios comunitários recebeu a "Vishay Electrónica Portugal, Lda."?2. Que medidas pensa tomar a Comissão para defender o emprego, tendo em conta que no Norte de Portugal o desemprego é já muito elevado e, em certas zonas, ultrapassa o dobro da média comunitária devido à deslocalização de multinacionais, aos problemas da liberalização do comércio internacional e da valorização do Euro face ao Dólar? Resposta

• Trabalhadores
  • Perguntas