Relatório Jarzembowski sobre o projecto comum,
aprovado pelo Comité de Conciliação,
de directiva do Parlamento Europeu e do Conselho que altera
a Directiva 91/440/CEE do Conselho relativa ao desenvolvimento
dos caminhos-de-ferro comunitários
As redes transeuropeias trouxeram de volta o transporte ferroviário,
símbolo do investimento e do serviço públicos que caracterizaram
décadas e ilustraram epopeias de conquistas de acessibilidades para
espaços assim humanizados.
A deriva liberalizadora, de classe,
como outras colaterais, teria de chegar ao caminhodeferro, como á
educação, como à saúde e à água, erigindo a economia de mercado em
ideologia única e fundamentalista. Não que, saudosos, queiramos que o
tempo volte para trás. Mas queremos contribuir para que os
caminhosdeferro, e com eles os serviços públicos, entrem nos carris
do futuro em benefício das populações, não exclusivamente movidos por
interesses financeiros, servindo poucas terras e passando a altas
velocidades. Redes interoperacionais, articulação multimodal, efectiva
segurança, salvaguarda ambiental, participação e responsabilização real
de EstadosMembros como parte essencial de uma estrutura ferroviária
são condições para que assim possa ser. Pelo que agradeço aos relatores
o seu trabalho.