Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Deputados do PCP no Parlamento Europeu - Estrasburgo

Caros Jornalistas,
Entre os diversos temas que vão ser analisados esta semana em Estrasburgo, destacamos a Resolução sobre “ A Estratégia da UE para os sem-abrigo”,  cuja relatora pelo Grupo GUE/NGL é a  deputada do PCP,  Inês Zuber.  Esta Resolução  defende que a estratégia para os sem-abrigo só obterá resultados se estruturada e integrada no combate à pobreza, ao desemprego, na promoção do desenvolvimento económico e na valorização do trabalho, articulada com uma política de ordenamento do território e de habitação orientada para a satisfação das necessidades das populações e não para dos interesses financeiros ou especulativos.
De salientar que a Resolução Conjunta assinada pela maioria dos grupos políticos não integra questões como as medidas de austeridade como principal causa do aumento dos sem-abrigo, não considera o direito à habitação como direito fundamental nem defende que os despejos devam ser impedidos peremptoriamente pelos EM, questões que o PCP defendeu que deveriam estar incluídas mas não foram aceites nas negociações.
Destacamos ainda:
- a participação dos deputados do PCP nas audições que serão realizadas em Estrasburgo no âmbito da avaliação do PE das Troikas;
-  a Acção de Solidariedade com as mulheres espanholas face à nova lei do aborto em Espanha – a deputada Inês Zuber, enquanto Coordenadora do GUE/NGL para a  Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Géneros, participa na Conferência de Imprensa que terá lugar quarta-feira, 15 de Janeiro, às 14h00, na Sala “EP Press Room Strasbourg”;
Manifestamos a total disponibilidade dos deputados João Ferreira e Inês Zuber para prestarem declarações sobre estas matérias ou outras que entendam relevantes.

• União Europeia
  • Notas de Imprensa