Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Depósito dos arquivos históricos das instituições no Instituto Universitário Europeu em Florença

Os arquivos históricos das instituições da União Europeia foram criados pelo requisito de um regulamento de 1983 que exigiu igualmente a sua disponibilização ao público passados 30 anos. Esta é uma fonte de informação histórica, arquivada no Instituto Universitário Europeu em Florença, à qual é importante facultar o acesso e permitir a consulta pública bem como preservar a informação sobre as instituições da UE, apoiar a investigação sobre a história da integração capitalista europeia e suas consequências para as sociedades.
Os arquivos históricos feitos de forma completa e imparcial poderão ser uma riquíssima ferramenta para o estudo da sociedade e a sua evolução, nomeadamente o estudo e observação da realidade, analisando as suas estruturas e superestruturas em torno do modo de produção e do sistema vigente. No fundo trata-se do motor propulsor da evolução da sociedade, desenvolvida por Marx e Engels e conhecida por concepção materialista da história, ou materialismo histórico.
O regulamento do Conselho refere que "sempre que possível as instituições tornam disponíveis ao público por meios electrónicos, nomeadamente arquivos digitalizados e digitais de raíz, e facilitam a respectiva consulta na internet", o que nos parece positivo desde que tal não constitua uma barreira no acesso à informação. As devidas ressalvas devem ser tidas em conta no que respeita à protecção e "tratamento de dados pessoais contida nos arquivos históricos depositados junto do Instituto Universitário em Florença".
Votámos favoravelmente.

• União Europeia