Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Demolições de habitações palestinianas

As forças armadas israelitas demoliram na passada terça-feira mais 24 prédios palestinianos nos territórios ocupados da Cisjordânia, 10 dos quais construídos com o financiamento da União Europeia. Estas destruições deixaram as famílias, cerca de 80 pessoas, sem qualquer teto para dormir e habitar.

Os soldados destruíram as estruturas da aldeia de Khirbet Jenbah a sul de Hebron incluindo os arredores. De acordo com as Autoridades israelitas os prédios eram ilegais. Ao mesmo tempo, um porta-voz da UE denunciou as demolições e disse que 10 dos edifícios foram construídos com recursos do ECHO, o braço humanitário da Comissão Europeia.

Uma sentença do Supremo Tribunal anunciada no final do dia ordenou a suspensão imediata de todas as demolições, pelo menos até 9 de Fevereiro.

Pergunto à alta representante como avalia esta situação, que medidas pensa tomar para exigir de Israel o cumprimento da ilegalidade e proteger os investimentos realizados nos territórios palestinianos, designadamente aqueles subsidiados pela UE.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu