Intervenção de

Defesa do apoio à empresa CNB / CAMAC, em Santo Tirso

É um escândalo que a única fábrica de pneus com capital totalmente português esteja paralisada há vários meses, pondo em risco cerca de 300 postos de trabalho directos, numa zona socialmente deprimida do Vale do Ave, com uma das mais elevadas taxas de desemprego da União Europeia, depois do encerramento em série de empresas e de redução do emprego no sector têxtil.

Os trabalhadores da CNB/Camac, em Santo Tirso, e o Sindicato que os representa denunciaram publicamente esta grave situação, referindo que a empresa não tem qualquer dívida para com a banca e o Estado, sendo, pelo contrário, até credora em dezenas de milhar de euros resultantes da retenção do IVA. Os grandes credores são os próprios trabalhadores, a quem os salários deixaram de ser pagos por que a empresa não suportou as consequências da desvalorização da libra britânica, para onde exportava a quase totalidade da produção, nem o aumento vertiginoso do custo das matérias-primas utilizadas no processo de fabrico. Depois do pedido de insolvência da empresa, aguardam, até 30 de Março, por uma solução. É urgente que o Governo Português e a Comissão Europeia respondam ao alerta e grito de revolta que os trabalhadores lançaram, para evitar mais desemprego e miséria numa zona onde não há alternativas de emprego.

• Trabalhadores
  • Intervenções